Centro Social da Paróquia de Nogueira: MAIAS E MAIOS DE MAIO - CENTRO DE DIA

Direitos de Autor:

cspnogueira.blogspot.pt . Todos os Direitos Reservados . . . . . .

24 maio, 2012

MAIAS E MAIOS DE MAIO - CENTRO DE DIA










Segundo a tradição portuguesa, o primeiro dia de Maio é dia das "Maias" ou do "Maio", conforme a tradição local. Neste dia, as pessoas colocam giestas denominadas “Maias”, nas janelas, varandas, portas, entre outros locais da casa.




Há alguns anos atrás, o “Maio” era confecionado em papel de várias cores (preferencialmente, cores da bandeira de Portugal: branco, amarelo, vermelho e verde), em forma redonda, permanecendo exposto, durante todo o mês de maio, conforme fotografia que se segue:



["Maio" de Antigamente (Trabalho da D. Lurdes - Utente do CSPN)]


Contam as pessoas dessa geração que, nesse tempo, eram os namorados que colocavam o “Maio” na porta da casa da amada, como forma demonstrativa do seu grande amor por ela.

Porém, esta tradição trazia algumas rivalidades, porque, se existisse outro pretendente à rapariga, este incumbia-se de retirar o “Maio” colocado pelo namorado, fazendo com que a amada ficasse a pensar que já não era a preferida, como outrora fora, pelo seu pretensor.

Ainda assim, noutras freguesias, o “Maio” tinham um simbolismo diferente, sendo colocado somente nas casas das raparigas solteiras.





Apesar da giesta “Maias” ser a mais usual, nesta época, estas podem ser confecionadas de variadas formas e feitios, como ficou demonstrado pelos nossos utentes do Centro de Dia.
















[Lisete Gonçalves e o Grupo de Centro de Dia]





No final da atividade, ainda sobrou tempo para a prática da terapia das flores e do sorriso. :-)


 





[Terapia das Flores de Maio]





Finalizado este processo, com o corpo e alma enfeitados, era tempo de ir até à Braga Romana, para reviver a Bracara Augusta. E assim foi. :-)














Depois de ouvir contar as aventuras diurnas, vividas pelos utentes de Centro de Dia e CATL (segundo ciclo), durante a visita à Braga Romana, à noite, metamorfoseei-me em Obelix, para ver o infindável desfile dos romanos vindos de instituições sociais e de escolas de Braga e arredores.
No próximo ano letivo, vou apelar à participação da equipa de trabalho do CSPN. ;-)


Sem comentários:

Enviar um comentário