Centro Social da Paróquia de Nogueira: SALA 4 - TEMA "A ÁGUA"

Direitos de Autor:

cspnogueira.blogspot.pt . Todos os Direitos Reservados . . . . . .

19 junho, 2012

SALA 4 - TEMA "A ÁGUA"


E tudo começou com uma história…..

A história da gotinha de água, a Salpico!
                                                               
No final da história fizemos o registo da mesma..




De seguida foram as crianças a criar a história, recortando e colando as imagens pela ordem correta e eles próprios recontaram  a história.







E assim falamos sobre o ciclo da água.



Concluídas estas atividades, chegou a vez do debate, com seis perguntas principais:

1. COMO É A ÁGUA?
“A água é branca.” (Dinis P., 5 anos)
“Não é branca. A água não tem cor. Nós conseguimos ver através da água.” (Francisca, 4 anos)
“É transparente.” (Iva V., 5 anos)
“E não tem sabor. Tem o sabor próprio da água.” (Marisa, 5 anos)
“Tem um sabor fresquinho quando está no frigorífico.” (Francisca, 4 anos)
“E quando tá sol, ele aquece a água.” (Rodrigo, 4 anos)

2. ONDE É QUE HÁ ÁGUA?
“Nas torneiras.”(Leonardo, 4 anos)
“No rio.” (Afonso, 4 anos)
“No mar.” (André O., 4 anos)
“Na piscina.” (Tiago, 4 anos)
“No lago.” (Beatriz F., 5 anos)

3. QUEM É QUE PRECISA DE ÁGUA?
“Nós todos.” (Renata, 4 anos)
“Os peixes.” (André O. 4 anos)
“E a tartaruga.” (Manuel, 5 anos)
“Os animais.” (Gonçalo, 4 anos)
“Os girassóis e todas as flores.” (Marisa, 5 anos)

4. PARA QUE É QUE UTILIZÁMOS A ÁGUA?
“Para beber.” (André C., 4 anos)
“Para lavar os dentes.” (Inês, 4 anos)
“Para lavar a cara.” (João, 4 anos)
“Para lavar as mãos.” (Luis, 4 anos)
“Para tomar banho.” (Iva P., 4 anos)
“Para regar as flores.” (Dinis B., 4 anos)
“E as plantas.” (Inês, 4 anos)
“E as árvores.” (Luis, 4 anos)
“Para lavar a loiça e a roupa.” (Marisa, 5 anos)
“Para fazer chá e para lavar os legumes.” (Manuel, 5 anos)
“Para lavar o carro.” (Francisca, 4 anos)
“Para dar banho ao cão.” (Rodrigo, 4 anos)
“Para lavar a cozinha.” (Manuel, 5 anos)
“Para cozinhar.” (Rodrigo, 4 anos)

5. O QUE ACONTECERIA SE NÃO HOUVESSE ÁGUA?
“Morremos.” (Marisa, 5 anos)
“Quando não temos água ficamos com muita sede e podemos morrer. Nós e os animais.” (Manuel, 5 anos)
“E as flores também.” (Francisca, 4 anos)
“E as plantas também.” (Marisa, 5 anos)

6. O QUE PODEMOS FAZER PARA POUPAR ÁGUA?
“Para poupar água temos que usar pouquinha água.” (Marisa, 5 anos)
“Quando tou a lavar os dentes a torneira tá fechada. Ponho a água no copo e fecho a torneira.” (Iva V., 5 anos)
“Quando tomámos banho temos que usar pouca água.” (Rodrigo, 4 anos)
“A água tem de estar fechada enquanto esfregamos o gel no nosso corpo.” (Sara, 5 anos)
“Quando tou a lavar as mãos e ponho sabonete, às vezes esqueço-me da torneira aberta. E quando se põe sabonete, a torneira tem que estar fechada.” (Rodrigo, 4 anos)

Para concluir este tema, fizemos duas experiências:

SOLÚVEL OU NÃO SOLÚVEL?


Utilizámos açúcar…
 
“Desapareceu.” (Francisca, 4 anos)
“Eu mexi e o açúcar desapareceu na água.” (Inês, 4 anos)

Gelatina…
 
 
“Ficou vermelho.” (Afonso, 4 anos)
“Deitei o pó e ao mezer a água ficou vermelha.” (Sofia, 4 anos)

Oléo…
 
 
“O óleo não desapareceu na água.” (Manuel, 5 anos)
“O óleo ficou em cima da água.” (Beatriz F., 5 anos)

Vinagre…
 
 
“O vinagre desapareceu.” (Gonçalo, 4 anos)
“O vinagre desapareceu e a água ficou a cheirar a vinagre.” (André C., 4 anos)

Farinha...
 
“A farinha desapareceu e a água ficou branca.” (Beatriz M., 5 anos)
“A água ficou branca. Já não é transparente.” (Luis, 4 anos)

Arroz...
 
“O arroz tá aqui em baixo.” (Leonardo, 4 anos)
“A água não mudou de cor e o arroz não despareceu.” (Sara, 5 anos)

Café...
 
 
 “A água mudou de cor.” (Dinis B., 4 anos)
“A água ficou castanha.” (Renata, 4 anos)
“Alguns desapareceram e outros ficaram.” (Tiago, 4 anos)

Sal...
 
 
 “O sal desapareceu.” (Dinis P., 5 anos)
“Eu mexi, mexi, mexi e ele desapareceu e a água não mudou de cor. Ficou transparente. E ficou salgada.” (Marisa, 5 anos)

Chá...
 
 “Pus o chá e a água ficou amarela.” (André O., 4 anos)
“A água não ficou transparente. O chá tava na água e ela mudou de cor. O chá é que fez a água mudar de cor.” (Iva V., 5 anos)


"FLUTUA OU NÃO FLUTUA?"

 

Utilizamos balões de ar…
“Os balões estão a flutuar. Não tão em baixo.” (Manuel, 5 anos)

Balões de água...
 "Ficam por baixo da água, mas só um bocadinho." (Beatriz M., 5 anos)
"O de água é mais pesado do que o outro (balão de ar)." (Iva P., 4 anos)

Pedras...
" Elas não flutuam. Foram ao fundo." (Afonso, 4 anos)
"Porque são pesadas." (Francisca, 4 anos)

Bolas de plástico e bolas de ping-pong...
 "Tão a flutuar." (Luis, 4 anos)

Berlindes...
Antes de colocar os berlindes: 
"São pequenos demais para afundar. Vão flutuar." (André C., 4 anos)
"Eu acho que vão afundar." (Marisa, 5 anos)
Depois de colocar os berlindes:
"Eles são mais pequenos mas são mais pesados que as outras bolas." (Sofia, 4 anos)

Papéis...
 "O barco flutua." (Todos os meninos presentes) 
 "Ficou em cima." (Leonardo. 4 anos)

Rolhas...
"As rolhas não se afundam porque elas não são pesadas." (Inês, 4 anos)
 
Conclusão: "Algumas coisas flutuam e ouras não porque algumas coisas são pesadas e outras não." (Iva V., 5 anos)


Sala 4, C.S.P.N.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário