E tudo começou com uma história…..
A história da gotinha de água, a Salpico!
No final da
história fizemos o registo da mesma..
De seguida
foram as crianças a criar a história, recortando e colando as imagens pela
ordem correta e eles próprios recontaram
a história.
E assim
falamos sobre o ciclo da água.
Concluídas
estas atividades, chegou a vez do debate, com seis perguntas principais:
1. COMO É A
ÁGUA?
“A água é
branca.” (Dinis P., 5 anos)
“Não é branca.
A água não tem cor. Nós conseguimos ver através da água.” (Francisca, 4 anos)
“É
transparente.” (Iva V., 5 anos)
“E não tem
sabor. Tem o sabor próprio da água.” (Marisa, 5 anos)
“Tem um sabor
fresquinho quando está no frigorífico.” (Francisca, 4 anos)
“E quando tá
sol, ele aquece a água.” (Rodrigo, 4 anos)
2. ONDE É QUE
HÁ ÁGUA?
“Nas
torneiras.”(Leonardo, 4 anos)
“No rio.”
(Afonso, 4 anos)
“No mar.”
(André O., 4 anos)
“Na piscina.”
(Tiago, 4 anos)
“No lago.”
(Beatriz F., 5 anos)
3. QUEM É QUE
PRECISA DE ÁGUA?
“Nós todos.”
(Renata, 4 anos)
“Os peixes.”
(André O. 4 anos)
“E a
tartaruga.” (Manuel, 5 anos)
“Os animais.”
(Gonçalo, 4 anos)
“Os girassóis
e todas as flores.” (Marisa, 5 anos)
4. PARA QUE É
QUE UTILIZÁMOS A ÁGUA?
“Para beber.”
(André C., 4 anos)
“Para lavar os
dentes.” (Inês, 4 anos)
“Para lavar a
cara.” (João, 4 anos)
“Para lavar as
mãos.” (Luis, 4 anos)
“Para tomar
banho.” (Iva P., 4 anos)
“Para regar as
flores.” (Dinis B., 4 anos)
“E as
plantas.” (Inês, 4 anos)
“E as
árvores.” (Luis, 4 anos)
“Para lavar a
loiça e a roupa.” (Marisa, 5 anos)
“Para fazer
chá e para lavar os legumes.” (Manuel, 5 anos)
“Para lavar o
carro.” (Francisca, 4 anos)
“Para dar
banho ao cão.” (Rodrigo, 4 anos)
“Para lavar a
cozinha.” (Manuel, 5 anos)
“Para
cozinhar.” (Rodrigo, 4 anos)
5. O QUE
ACONTECERIA SE NÃO HOUVESSE ÁGUA?
“Morremos.”
(Marisa, 5 anos)
“Quando não
temos água ficamos com muita sede e podemos morrer. Nós e os animais.” (Manuel,
5 anos)
“E as flores
também.” (Francisca, 4 anos)
“E as plantas
também.” (Marisa, 5 anos)
6. O QUE
PODEMOS FAZER PARA POUPAR ÁGUA?
“Para poupar
água temos que usar pouquinha água.” (Marisa, 5 anos)
“Quando tou a
lavar os dentes a torneira tá fechada. Ponho a água no copo e fecho a
torneira.” (Iva V., 5 anos)
“Quando
tomámos banho temos que usar pouca água.” (Rodrigo, 4 anos)
“A água tem de
estar fechada enquanto esfregamos o gel no nosso corpo.” (Sara, 5 anos)
“Quando tou a
lavar as mãos e ponho sabonete, às vezes esqueço-me da torneira aberta. E
quando se põe sabonete, a torneira tem que estar fechada.” (Rodrigo, 4 anos)
Para concluir
este tema, fizemos duas experiências:
SOLÚVEL OU NÃO SOLÚVEL?
Utilizámos açúcar…
“Desapareceu.”
(Francisca, 4 anos)
“Eu mexi e o
açúcar desapareceu na água.” (Inês, 4 anos)
Gelatina…
“Ficou
vermelho.” (Afonso, 4 anos)
“Deitei o pó e
ao mezer a água ficou vermelha.” (Sofia, 4 anos)
Oléo…
“O óleo não desapareceu
na água.” (Manuel, 5 anos)
“O óleo ficou
em cima da água.” (Beatriz F., 5 anos)
Vinagre…
“O vinagre
desapareceu.” (Gonçalo, 4 anos)
“O vinagre
desapareceu e a água ficou a cheirar a vinagre.” (André C., 4 anos)
Farinha...
“A farinha
desapareceu e a água ficou branca.” (Beatriz M., 5 anos)
“A água ficou
branca. Já não é transparente.” (Luis, 4 anos)
Arroz...
“O arroz tá
aqui em baixo.” (Leonardo, 4 anos)
“A água não
mudou de cor e o arroz não despareceu.” (Sara, 5 anos)
Café...
“A água mudou
de cor.” (Dinis B., 4 anos)
“A água ficou
castanha.” (Renata, 4 anos)
“Alguns
desapareceram e outros ficaram.” (Tiago, 4 anos)
Sal...
“O sal
desapareceu.” (Dinis P., 5 anos)
“Eu mexi,
mexi, mexi e ele desapareceu e a água não mudou de cor. Ficou transparente. E
ficou salgada.” (Marisa, 5 anos)
Chá...
“Pus o chá e a
água ficou amarela.” (André O., 4 anos)
“A água não
ficou transparente. O chá tava na água e ela mudou de cor. O chá é que fez a
água mudar de cor.” (Iva V., 5 anos)
"FLUTUA OU NÃO
FLUTUA?"
Utilizamos
balões de ar…
“Os balões
estão a flutuar. Não tão em baixo.” (Manuel, 5 anos)
Balões de água...
"Ficam por baixo da água, mas só um bocadinho." (Beatriz M., 5 anos)
"O de água é mais pesado do que o outro (balão de ar)." (Iva P., 4 anos)
Pedras...
" Elas não flutuam. Foram ao fundo." (Afonso, 4 anos)
"Porque são pesadas." (Francisca, 4 anos)
Bolas de plástico e bolas de ping-pong...
"Tão a flutuar." (Luis, 4 anos)
Berlindes...
Antes de colocar os berlindes:
"São pequenos demais para afundar. Vão flutuar." (André C., 4 anos)
"Eu acho que vão afundar." (Marisa, 5 anos)
Depois de colocar os berlindes:
"Eles são mais pequenos mas são mais pesados que as outras bolas." (Sofia, 4 anos)
Papéis...
"O barco flutua." (Todos os meninos presentes)
"Ficou em cima." (Leonardo. 4 anos)
Rolhas...
"As rolhas não se afundam porque elas não são pesadas." (Inês, 4 anos)
Conclusão: "Algumas coisas flutuam e ouras não porque algumas coisas são pesadas e outras não." (Iva V., 5 anos)
Sala 4, C.S.P.N.
Sem comentários:
Enviar um comentário